“Aqui vai meu míssil mágico...”
“Rola o dado de 20 lados para confirmar o crítico...”
“Mestre, posso ser um meio-orc conjurador?”
Ok ok, você é um veterano nos RPG’s eletrônicos, definitivamente uma fera nos MMORPG’s, então, você, à busca de mais um MMORPG, digita em seu navegador: rpgonline.com.br, ou simplesmente procura no GOOGLE. E você se depara em um site diferente do que você imaginava...
Se você já ouviu aquelas frases citadas acima, mas não entendeu nada... Melhor ainda! Você já deve ter observado uma partida de RPG ou até jogado uma, entretanto, de forma mais “doméstica”, sem usar as regras dos livros originais ou jogar com jogadores veteranos.
No mais, se você tem dúvidas sobre RPG, você pode acabar com elas agora. Ou ainda pode ler o texto para os seus pais teimosos que insistem em falar que RPG é coisa ruim...
Afinal, o que é esse RPG? Tem haver com dor nas costas?
Não, não...! O que você deve estar confundindo é com Reeducação da Postura Global, que é uma área da medicina que trata de problemas ligado à postura, e que tem a sigla RPG apenas por mera coincidência...
Ninguém ganha? E o jogo não termina? Que coisa idiota!
Por estranho que pareça, no RPG não importa “ganhar”. Este é um jogo de “contar histórias”, e não há vitória ou derrota em contar uma história – apenas entretenimento. Não existe vencer ou perder quando você assiste um filme, lê um romance ou escuta uma música. Você se diverte, e pronto! RPG é igual...
Uma “aventura” é uma espécie de história. Quando os RPGistas dizem “vamos jogar uma aventura”, na verdade, querem dizer que vão jogar em uma partida baseada em uma história. Essa história, por sua vez, é elaborada pelo mestre e os jogadores atuam nela como protagonistas. Um exemplo tradicional é quando o mestre diz: “vocês são aventureiros que ouviram falar de uma masmorra cheia de monstros e tesouros”. Neste caso, espera-se que os jogadores, no papel de heróis aventureiros, como guerreiros, magos, ladrões... desafiem a masmorra, com o que ela tem por dentro, como exemplos armadilhas e monstros...
Uma “campanha” é uma sucessão de aventuras envolvendo os mesmos personagens. Depois de vencer a masmorra, os heróis podem partir mais tarde para outra aventura. É como se a campanha fosse uma espécie de seriado de TV, e que cada aventura jogada seria um episódio.
Aventuras e campanhas podem ser muito longas, dependendo da freqüência com que o grupo se reúne para jogar, uma aventura simples pode durar uma única tarde ou noite, com duas ou até cinco horas de jogo... Já uma campanha pode durar quanto tempo se desejar, porque sempre será possível jogar uma aventura após a outra...
Por que ficam em volta da mesa jogando dados e dizendo coisas estranhas?
RPG costuma ser jogado sobre a mesa porque, durante o jogo, os participantes precisam folhear livros, consultar regras, alterar fichas e fazer anotações. Também precisa-se de uma superfície lisa para jogar dados. Mas mesas não são obrigatórias. Qualquer lugar pode ser jogado, como exemplo, o chão da sala...
Claro que, quem observa pelo lado de fora, essa “reunião” pode mesmo parecer estranho. Seja quando os jogadores falam por seus personagens (“Prepare-se para conhecer a fúria da minha lâmina...!), seja quando discutem complexos termos de jogo...
Mas esse RPG é um culto?
Eis a pergunta chave que causa tanto preconceito...
Uma torcida de futebol não é um culto. Nem um time de futebol. Nem um clube de Xadrez, etc. Da mesma forma, RPG não é um culto, é só um jogo, forma de lazer...
Todos esses grupos têm interesses próprios, linguagem própria e, às vezes, vestimenta própria. Muitos realizam festas, reuniões ou convenções – que não envolve cultos ou rituais de qualquer espécie. O mesmo vale para o RPG, cujo “adeptos” também têm sua linguagem, seus mecanismos e participam de convenções e eventos.
RPGistas também podem ser confundidos com “cultistas” pela temática de alguns jogos – especialmente jogos de horror. Muitas vezes, um livro de RPG tem a aparência de um livro de magia ou ocultismo (!!!). Por isso, quando esses livros “fortes” são produzidos há uma indicação para maiores de 18 anos.
E esse mestre, quem é?
Melhor você perguntar qual o papel do mestre!
Ele é apenas um tipo especial de jogador. Enquanto os outros jogadores atuam como heróis aventureiros, o Mestre controla todos os outros personagens da história – da princesa ao feiticeiro diabólico. O mestre é como se fosse o “console” e os “cartuchos” do videogame, ele “dá o jogo e as ações” para os jogadores resolverem...
Chega! Eu ouvi da cozinha quando você disse que ia cortar a garganta da moça e beber o sangue dela!
Calma calma... o Personagem é controlado pelas decisões do jogador. Em uma partida de RPG de mesa, o normal é que ele diga aquilo que seu personagem tenta fazer em voz alta. Sendo um jogo de interpretar papéis, deve-se fazer de conta. Em vez de dizer “meu guerreiro está atacando com a espada”, dizemos “estou atacando com a espada”. Claro que ninguém está atacando ninguém... – é o personagem que vai tentar fazer isso, no mundo do jogo interpretado...
Isso ai é um formulário?
Aquelas folhas de papel semelhantes a formulários diante dos jogadores são Fichas de Personagem. Servem para anotar as características, habilidades, poderes, fraquezas, equipamentos e outros dados sobre o personagem. Também funcionam como um “diário” para anotar as coisas que o personagem conquistou ou perdeu...
Para finalizar, eu vou citar alguns dos jogos mais famosos de RPG:
3D&T e Mini GURPS: são aqueles que têm as regras mais simples e preço mais baixo, excelentes para crianças e iniciantes.
Dungeons & Dragons: é o mais clássico dos RPG’s, o maior sucesso do gênero no mundo. Envolve heróis medievais em batalhas contra dragões, monstros e vilões – a eterna luta do bem contra o mal. Sim sim... Aquele desenho, o Caverna do Dragão, foi baseado em D&D...
GURPS: é um jogo avançado, que utiliza regras complexas. Tem uma boa coleção de livros suplementares.
Ação!!!: é um jogo de aventura no mundo moderno, com heróis no estilo dos filmes de Hollywood.
Mundo das Trevas: Está é uma linha de jogos de horror psicológicos, recomendada apenas para maiores...
Calma calma... o Personagem é controlado pelas decisões do jogador. Em uma partida de RPG de mesa, o normal é que ele diga aquilo que seu personagem tenta fazer em voz alta. Sendo um jogo de interpretar papéis, deve-se fazer de conta. Em vez de dizer “meu guerreiro está atacando com a espada”, dizemos “estou atacando com a espada”. Claro que ninguém está atacando ninguém... – é o personagem que vai tentar fazer isso, no mundo do jogo interpretado...
Isso ai é um formulário?
Aquelas folhas de papel semelhantes a formulários diante dos jogadores são Fichas de Personagem. Servem para anotar as características, habilidades, poderes, fraquezas, equipamentos e outros dados sobre o personagem. Também funcionam como um “diário” para anotar as coisas que o personagem conquistou ou perdeu...
Para finalizar, eu vou citar alguns dos jogos mais famosos de RPG:
3D&T e Mini GURPS: são aqueles que têm as regras mais simples e preço mais baixo, excelentes para crianças e iniciantes.
Dungeons & Dragons: é o mais clássico dos RPG’s, o maior sucesso do gênero no mundo. Envolve heróis medievais em batalhas contra dragões, monstros e vilões – a eterna luta do bem contra o mal. Sim sim... Aquele desenho, o Caverna do Dragão, foi baseado em D&D...
GURPS: é um jogo avançado, que utiliza regras complexas. Tem uma boa coleção de livros suplementares.
Ação!!!: é um jogo de aventura no mundo moderno, com heróis no estilo dos filmes de Hollywood.
Mundo das Trevas: Está é uma linha de jogos de horror psicológicos, recomendada apenas para maiores...
Também tem os "RPGs de mesa ONLINE" aqui estão alguns sites onde você pode jogar: Taulukko RedeRPG ForumAcademiaPlushinsc
Créditos: RPGonline
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